Conclusão da migração do servidor web para o Brasil

Conclusão da migração do servidor web para o Brasil

Concluímos a algumas semanas a migração do nosso servidor web para o Brasil, infelizmente tivemos um grave problema com o nosso primeiro datacenter, três dias após ter sido realizado a migração do servidor para o Brasil, no final a troca que esperávamos que fosse tranquila acabou afetando até usuários do serviço de streaming.

Realizamos diversos comunicados e ao contrário de outras empresas disponibilizamos todos os registros de ocorrências de falhas em nossa Central do Cliente, neste link, embora desta vez por 24 horas o nosso site também ficou completamente offline. Mais uma vez pedimos desculpas por todo o transtorno causado, no final, apesar da normalização do serviço, mas verificando algumas instabilidades que não se resolviam, optamos por mudar novamente, mas mantendo o servidor no Brasil.

Desta vez a migração ocorreu sem problemas e os serviços estão normalizados desde então.

Nós acreditamos que aprendemos muito com estes acontecimentos, sempre buscamos evitar que ocorrências destas surjam mas quando ocorrem tentamos tirar o máximo de informações para evitar que falhas assim ocorram novamente, sendo assim realizamos ao longo das últimas semanas diversas mudanças em nossos serviços, acreditamos que apesar de todos os transtornos, estamos hoje mais preparados e fornecendo um serviço melhor do que oferecíamos anteriormente.

Na verdade um dos grandes aprendizados que tivemos durante este episódio foi da necessidade de evoluir constantemente os nossos serviços. Sempre buscamos oferecer um serviço estável, para isto em alguns momentos evitamos fazer algumas mudanças a fim de manter os serviços ativos por mais tempo, infelizmente estas escolhas em momentos de crise podem representar dificuldades adicionais. Por isto embora continuemos acreditando que a estabilidade e disponibilidade dos serviços seja fundamental, iremos incrementar e acelerar o processo de atualização de nossos serviços.

Leave a Reply