Estamos em um processo de migração de contas dos nossos clientes, de um servidor para outro, como decidimos fazer isto conta a conta, este procedimento será o mesmo como se estivéssemos migrando de outra empresa, por isto decidimos postar estas informações aqui em nosso blog, pois elas podem ser úteis para vários outros casos.

É importante deixar claro que embora muito do que será falado aqui sirva para qualquer tipo de streaming e de painel, no nosso caso vamos focar no painel CentovaCast, que é o painel que utilizamos com todos os clientes.

Confira as etapas da migração:

Escolha do novo plano:

Como agora passamos a ter duas opções de streaming, conforme já noticiamos aqui, deve-se primeiramente escolher o plano a ser utilizado, no caso de nossos clientes já ativos, iremos realizar a mudança de acordo com o perfil do cliente. No nosso caso você pode visualizar a página com o comparativo entre os dois planos aqui, ou se preferir entre em contato, estamos a disposição para entender as suas necessidades e lhe sugerir o plano que lhe atenda da melhor forma. Caso você tenha alguma necessidade específica e queira escolher o tipo do servidor, Icecast ou Shoutcast, esta escolha deverá ser informada e realizada neste momento.
No caso da mudança de empresa, aqui também entra a escolha da empresa que irá fornecer este plano.

Criação da nova conta:

Após a decisão sobre o plano a ser escolhido o mesmo deverá ser criado no novo servidor, esta conta será criada do zero como é feito em um novo pedido de streaming.

Migração dos dados para a nova conta:

A migração irá copiar todas as músicas e outros arquivos de áudio da conta antiga para a nova. Este passo portanto, só é realizado para os clientes que utilizam o recurso de autoDJ. no nosso caso tanto para migrações como para clientes novos, podemos realizar isto para o cliente, realizando a transmissão diretamente de um servidor para o outro, desde que o mesmo nos forneça os dados de acesso ao serviço antigo. Caso você prefira fazer isto sozinho, será necessário realizar o download de todos os arquivos do servidor antigo para o seu pc e posteriormente enviar os mesmos para o novo servidor.

Configuração inicial do streaming e inicialização do mesmo:

Deverá ser realizado a configuração inicial do streaming de acordo com o uso de cada cliente, escolhendo-se o codec de áudio (MP3 ou aacPlus) e a qualidade de transmissão a ser utilizada, você pode conferir o nosso comparativo aqui, além disto será definido se será utilizado o recurso de autoDJ ou apenas transmissões ao vivo.

Configuração de encoders para transmissão ao vivo e configuração do autoDJ:

Caso seja realizado transmissões ao vivo, ou somente ela, deverá ser realizado a configuração do encoder, para uma migração mais suave, sem a interrupção da transmissão, recomendamos que seja realizado a configuração para que o servidor antigo retransmita o novo, e seja alterada a configuração do encoder para transmitir para o novo. Outra opção caso a sua conexão suporte é realizar a transmissão aos dois servidores até concluir a migração.

Configuração dos players e atualização dos links em aplicativos e diretórios de rádios:

Agora que o streaming está transmitindo normalmente deve-se atualizar os players existentes para que passem a reproduzir a partir deste streaming, será informado a você o link do streaming, informe este link ao responsável pelo seu site, ou no nosso caso nos passe as informações de acesso ao FTP do seu site para que possamos fazer esta modificação.
Caso você tenha aplicativo para smartphones, também será necessário informar o novo link do streaming ao desenvolvedor, para que este atualize o aplicativo e publique esta atualização na loja de aplicativos.
Será necessário ainda atualizar o cadastro em sites de diretórios de rádios que a sua rádio está cadastrada, recomendamos inclusive este momento para que seja revisado o seu cadastro, atualizando as informações pertinentes.
Além disto, caso você tenha utilizado o link do seu streaming, seja utilizando o IP ou o endereço recomendado, no nosso caso algo como audio1.cmaudioevideo.com, este endereço deverá ser atualizado para o novo endereço.

Exclusão da conta antiga:

Após alguns dias, os ouvintes terão atualizado seus navegadores, os diretórios também terão atualizado suas listagens, e então poderá ser cancelado o streaming anterior, no nosso caso, excluiremos a conta do servidor antigo, mantendo apenas a conta no novo, estando concluída então a migração.

Informações que não poderão ser importadas:

Ao contrário de um serviço de hospedagem, como o cPanel, que já conta com um sistema de migração muito mais evoluído, no caso de streaming o painel não oferece uma opção que possibilite a exportação e migração da conta, isto implica na perda de algumas configurações, são elas:

  • Perda de todos os dados de estatísticas;
  • Perda de todas playlists criadas pelo usuário e de todas as programações das mesmas;
  • Perda de configurações ou personalizações na conta do CentovaCast (Configurações do painel);

Esperamos que estas informações possam ajudar você a realizar uma migração de forma mais tranquila, realmente é um procedimento complexo mas que se realizado com apoio técnico adequado, pode ser feito tranquilamente e garantirá a continuidade e melhora dos seus serviços de streaming.

Pedimos desculpas por não ter conseguido resumir mais o texto, mas acreditamos que estas informações são essenciais para o completo entendimento do procedimento. Fique a vontade para entrar em contato caso tenha alguma dúvida ou sugestão.