Praticamente todos os dias recebemos em nossos canais de atendimento pessoas querendo  maiores informações sobre como podem iniciar a sua web rádio, tentaremos resumir neste texto quais são os primeiros passos e quais os serviços que prestamos que poderá lhe auxiliar nessa caminhada. Embora não seja tão resumido, temos certeza que ler calmamente este texto poderá lhe auxiliar e poupar o seu tempo, então boa leitura.

Vamos abordar principalmente a parte prática e técnica, mas é importante mencionar que a primeira coisa que se deve pensar ao começar um projeto de uma rádio é nos ouvintes, é importante que você tenha em mente o tipo de ouvintes que você deseja atingir, você pode ter um desejo de ser um comunicador ou ter uma rádio, mas já existem milhares de rádios disponíveis, então reflita antes de partir para a concretização do seu sonho, nas formas de tornar a sua transmissão diferente das demais, seja na programação, seja no envolvimento com os ouvintes ou outros diferenciais.

Agora que você já refletiu sobre o seu público alvo e as formas de conquista-lo, vamos a implementação, da parte de equipamentos, vamos abordar uma configuração mínima que você necessita ter, vamos a ela:

  • Um microcomputador ou notebook (para reprodução de músicas qualquer equipamento de informática atual tem as características necessárias para isto);
  • Microfone para computador (ou para mesa caso utilize mesa de som) recomendamos que você tente encontrar um microfone que tenha ou controle de volume ou botão liga/desliga, isto facilitará a sua utilização sem mesa de som;
  • Internet com velocidade de upload mínima (real) de 256kbps (o recomendado seria uma conexão de 1024kbps ou 1Mb);
  • Arquivos de áudio, é claro, você deve ter músicas ou outros arquivos de áudio que deseja transmitir;

Observações: Esta configuração mínima não contempla a utilização de mesa de som, este equipamento facilita a mixagem entre a voz e as músicas durante a transmissão, no caso de utilização de mesa deve-se usar um microfone adequado para este equipamento. Sobre a internet é importante considerar a velocidade realmente entregue na sua conexão, recomendamos o seguinte teste de velocidade: http://speedtest.copel.net Mas este teste testa apenas a velocidade, a conexão para transmissão ao vivo deve ser constante, caso contrário ocorrerão quedas. É recomendado utilizar conexões vai fibra óptica onde os provedores oferecem valores maiores de upload, conexão móvel como 3g na grande maioria das vezes não consegue manter a velocidade informada e como tem limite de transferência também não é indicada.  Provedores de via rádio tem uma grande variação na qualidade de serviço mas infelizmente a maioria não consegue manter a estabilidade do sinal principalmente em horários de pico de utilização pelos seus clientes, comprometendo as transmissões.

Bom agora que você já verificou que tem estes requisitos iniciais, chegou a hora de contratar nossos serviços, uma web rádio é composta basicamente por três serviços, vejamos cada um deles:

  • Registro de Domínio: as pessoas precisam de um endereço para encontrar a sua rádio, na internet os endereços são os domínios, por exemplo o nosso que é centermidia.com, realizamos o registro de domínios tanto nacionais (.com.br) como internacionais (.com, .net) atualmente não é fácil encontrar um domínio pequeno e simples disponível para registro, o domínio tem a cobrança anual, normalmente em torno de R$ 40,00 a R$ 50,00 e ao registrar o mesmo você se torna dono do mesmo, podendo inclusive revende-lo. Existe a opção de utilizar um domínio gratuito mas a credibilidade não será a mesma, um dos mais conhecidos é o http://dot.tk;
  • Site ou Página com player: a página ou site que irá exibir o player e outras informações de sua rádio são importantes para passar a confiança e a mensagem adequada aos seus ouvintes. Oferecemos uma página única gratuita fornecida junto com o nosso serviço de streaming que pode ser conferida aqui. Se você deseja passar mais informações pelo de forma visual deverá optar por um site. Você pode desenvolver o seu próprio site, ou contratar alguém ou alguma empresa para isto, neste caso os arquivos do site necessitam ser colocados em algum local, ou melhor, em um servidor na web, neste caso oferecemos o serviço de hospedagem web, mas na maioria dos casos os clientes que estão iniciando preferem ter algo mais prático, neste caso o mais indicado é o site administrável, que já vem pré configurado e tem diversos tutoriais para auxiliar nos ajustes necessários para personalizar o mesmo para a sua rádio. Como alternativa gratuita existem os blogs ou criadores gratuitos de sites, mas que novamente não passam tanta credibilidade aos visitantes, verifique também se o serviço gratuito que você escolher permite a inserção do código do player ou exige pagamento pois alguns planos pagos acabam saindo mais caro do que o site administrável.
  • Streaming de áudio: este é o serviço principal, que é a transmissão do áudio para os ouvintes, mesmo com o aumento das velocidades das conexões domésticas é inviável manter um servidor por conta própria, por isso você necessita contratar um serviço de streaming, que irá fazer esta transmissão além de ter outros benefícios como o autodj e um maior controle sobre os ouvintes. No streaming você deve escolher entre dois tipos de codificação do áudio a ser transmitido, o tradicional mp3 ou aacplus, você pode saber aqui um pouco mais sobre estes dois formatos.  Outra dúvida comum é sobre a quantidade de ouvintes a ser contratada, nossos planos oferecem 1000 ouvintes, o que lhe atenderá com certeza, não é tão fácil quanto parece ultrapassar os 100 ouvintes conectados ao mesmo tempo, seu limite será 10 vezes maior que isto.  Uma última dica: muito cuidado com os famosos planos com ouvintes ilimitados, você conhece algum serviço que é ilimitado e que funciona bem? Bom mesmo que conheça, a questão é que não há como devido a questões técnicas poder oferecer um streaming com ouvintes realmente ilimitados, pois todo servidor existente no mundo tem uma limitação de banda.

Basicamente é isto, ficou com alguma dúvida? Fique a vontade para entrar em contato conosco, você pode visualizar todas as formas de contato neste link.